quarta-feira, 20 de maio de 2009

Um pouco sobre RUP

Também conhecido como Processo Unificado, o RUP (Rational Unified Process) é um processo de desenvolvimento de software que guia a equipe de desenvolvimento a construir um sistema de informação. Ao dividir o desenvolvimento do software em fases, o RUP auxilia a criação do software, desde o momento em que são coletadas as primeiras informações sobre a descrição do problema, até possíveis mudanças e manutenções sofridas pela solução.

O RUP divide o processo de desenvolvimento em 4 fases: concepção, com o objetivo de definir a viabilidade do projeto; elaboração, com o objetivo de definir a arquitetura e os pontos de risco do projeto; construção, com o objetivo de implementação do projeto; transição, com o objetivo de implantação do projeto. Apesar de dividir a construção do projeto em fases, o RUP permite que o usuário adapte o desenvolvimento às suas necessidades, sendo assim ele não impõe uma estrutura definida para se seguir, mas indica uma série de atividades que podem ser exercitadas para desenvolver a solução final. Essas fases são executadas por meio de iterações, nas quais o objetivo é divido em pedaços e cada pedaço é o objetivo de uma iteração. Ao final das iterações, temos cumprido um objetivo de uma fase. Ao atingir o final de todas fases, temos a conclusão do projeto.

O RUP utiliza o conceito de orientação a objetos e a UML (Unified Modeling Language), como linguagem de modelagem. Esta é a única linguagem indicada, mas ela é não-proprietária e foi desenvolvida com o intuito de se tornar um padrão industrial, sendo assim é bastante conhecida mundialmente e intuitiva.

Por fim, temos em RUP um processo bastante utilizável, mas por sua natureza ser de moduluzarização, é indicado para médios e grandes projetos executados por médias e grandes equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário