segunda-feira, 25 de maio de 2009

Personal Software Process (PSP)

PSP (Personal Software Process) é um processo de desenvolvimento de software elaborado para maximizar a eficiência de um funcionário. Baseando-se nas metodologias e processos criados para pequenas equipes, o PSP minimizou uma equipe reduzindo-a a apena um funcionário. Sendo assim, conseguimos os benefícios de um processo, sendo este novo individual e bem definido.

Objetivos do PSP:
  • Melhorar a estimativa e o planejamento;
  • Fazer acordos que podem ser mantidos;
  • Gerenciar a qualidade dos projetos;
  • Reduzir o número de erros no trabalho desenvolvido.
O PSP trabalha principalmente com a utilização de dados históricos para avaliar a performance do desenvolvedor. Para utilizar o PSP, o usuário, através de uma série de projetos, deve armazenar dados de tamanho de código produzido, esforço gasto para executar uma atividade, qualidade do produto e a progressão do cronograma de projeto. Com estes dados em mãos, é possível mensurar o rendimento num dado projeto e curvas de aprendizagem.

A estrutura básica do PSP se baseia em planejamento, codificação e post mortem. A fase de planejamento baseia-se no tempo gasto para desenvolver o programa, na definição dos riscos e no avaliação do tamanho do programa. A fase de codificação é guiada pela criação do sistema em si. E post mortem seria a avaliação do desenvolvimento com a criação de uma base de dados histórica, assim podemos estabelecer as dificuldades encontradas pelo profissional, bem como seus pontos fracos, fortes e estímulos externos que desviaram o rendimento do trabalho. Através desta estrutura, é possível começar o desenvolvimento de um novo projeto tendo como base resultados obtidos pelo mesmo profissional, de fácil mensuração e com a possibilidade do estabelecimento de melhorias.

O PSP é um processo que pode aliado a outros processos e a outras metodologias. A utilização do PSP não é restrita, ele indica como pode ser o comportamento de um funcionário numa organização, mas também essas práticas podem ser utilizadas dentro de outros processos de outras metodologias. Sendo assim, o PSP pode gerir um desenvolvimento individual num projeto individual e também guiar o desenvolvimento individual num projeto em equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário